Você está aqui
Home > Decoração > Sofá Retrátil: Dicas de Como Escolher e Acertar no Modelo da Peça

Sofá Retrátil: Dicas de Como Escolher e Acertar no Modelo da Peça

Como já sabemos, o sofá é o móvel principal da sala de estar ou TV, por isso é importante saber como escolher o modelo correto para agregar beleza e funcionalidade ao seu ambiente.

Há muitos tipos de sofás disponíveis no mercado, em diferentes estilos: sofá retrátil, fixo, com chaise, sofá-cama, etc. Isso sem contar a variação no quesito design.

Sofá Plan - Fonte: Essência Móveis

1. Sofá Plan – Fonte: Essência Móveis

A primeira coisa a se pensar ao escolher um sofá (ou qualquer outro móvel) é a necessidade a ser atendida. O que isso quer dizer? Que você precisa ter em mente o tipo e frequência de uso, o tamanho do espaço e também, claro, considerar o estilo da decoração.

O Sofá retrátil é um modelo bastante procurado, principalmente por sua versatilidade. Por sua função de “abre e fecha” dos módulos, ele acaba tendo múltiplas funções:

módulos fechados para um ambiente mais clean/organizado: para usar em diversas ocasiões;
módulos abertos para criar um ambiente mais despojado e descontraído: para assistir TV com mais conforto, descansar ou até mesmo dormir. Isso porque, alguns modelos retráteis podem se tornar também camas (inclusive, bem espaçosa e aconchegante).

Sofá Retrátil Harmonic - Fonte: Essência Móveis

2. Sofá Retrátil Harmonic – Fonte: Essência Móveis

Veja Também:

  • +48 Modelos de Sofá Curvo e Dicas de Como Usar no Décor
  • Sofá Capitonê: +65 Modelos Lindos e Dicas de Como Escolher
  • Sofá Chaise: Conheça +80 Modelos Confortáveis Para Sala
  • Mesa de Centro Redonda: +60 Modelos para Decorar sua Sala
  • Almofadas para Sala: +63 Modelos e Dicas para Decorar sua Casa 

Como escolher um Sofá Retrátil

Para escolher o sofá retrátil perfeito, é necessário considerar alguns pontos importantes:

  • a densidade da espuma;
  • material da estrutura;
  • medidas do sofá.

Preenchimento

Não compre nenhum estofado sem antes pesquisar um pouco mais sobre preenchimento (espumas) e saber quais são as densidades disponíveis e o que elas “significam”.

Geralmente, os sofás apresentam espuma de densidade a partir de 26 (D26). E aí temos D28, D30 e D33. Quanto maior o número, mais firme o sofá, pois é utilizado uma quantidade maior de matéria prima por metro cúbico.

E como escolher? De acordo com sua preferência. Um sofá D26 vai ser bem macio e pode acabar incomodando algumas pessoas, principalmente quando usado por um maior período de tempo no dia, pois pode causar aquela sensação de “afundar”. Por isso, a maior procura é por D28 a D33, sendo a D33 a mesma densidade geralmente utilizada em colchões, portanto, mais firme. Isso não quer dizer que ela seja dura ou desconfortável, é apenas mais firme e até proporciona uma melhor ergonomia ao corpo, como para quem possui problemas na coluna, por exemplo. Essa densidade geralmente vem combinada com Hipersoft, para agregar mais conforto à peça.

Sofá Retrátil Cenário - Fonte: Essência Móveis

3. Sofá Retrátil Cenário – Fonte: Essência Móveis

O Sofá Retrátil por não ter as almofadas de assento soltas, geralmente são feitos em espumas a partir de D30 mesmo. As mais macias são mais utilizadas em sofás fixos com almofadas soltas que normalmente são espessas e também em poltronas.

O encosto do sofá retrátil, quando solto, geralmente é preenchido com uma densidade menor do que a do assento ou fibra siliconada.

Estrutura

Outro item a ser consultado é o material da estrutura do sofá, ou seja, se a madeira é tratada e resistente, se possui percintas ou outro mecanismo.

A estrutura é a base do sofá e é importante que ela seja resistente e tenha a mesma qualidade do preenchimento e do revestimento. Um exemplo de boa estrutura é a Madeira de Eucalipto tratada, e a percinta italiana agrega ainda mais qualidade e conforto.

Sofá Retrátil Holiday - Fonte: Essência Móveis

4. Sofá Retrátil Holiday – Fonte: Essência Móveis

Revestimento

Hoje podemos encontrar no mercado uma vasta gama de tecidos para revestir os estofados, entre eles o linho, veludo, sarja, couro, etc. É bom lembrar que o couro não é a melhor opção para um sofá retrátil, e muitas vezes nem é uma opção de fábrica, devido ao movimento de abrir e fechar dos módulos.

A opção mais procurada, no geral, é o linho: um tecido elegante, bonito e mais fresco, ótimo para regiões mais quentes.

Além disso, para quem gosta de acompanhar as tendências, sempre tem um material que está em alta. No momento, o queridinho é o Boucle: tecido que lembra ao linho, inclusive no frescor, texturizado com pequenas “bolinhas”. Lindo!

Além dessas dicas, é imprescindível que, antes de comprar seu sofá retrátil, você tenha todas as medidas dele aberto e fechado para então comparar ao espaço disponível e saber como ficará a localização dele no ambiente, bem como a área de circulação, para que a mesma não seja afetada.

Sofá Retrátil Decor - Fonte: Essência Móveis

5. Sofá Retrátil Decor – Fonte: Essência Móveis

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos da Essência Móveis, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação sobre cores para quarto de casal, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos como esse. Você também pode encontrar conteúdo sobre móveis e designs nas publicações das nossas redes sociais @essenciamoveis.

The post Sofá Retrátil: Dicas de Como Escolher e Acertar no Modelo da Peça appeared first on Viva Decora.

Deixe um comentário

Top